
É de manhã cedo. Não tão cedo a ponto de o sol estar nascendo, mas também não tão tarde a ponto de o sol estar no meio do céu. Eu estou iniciando uma batalha contra Jasmine, a líder do ginásio da cidade de Olivine. Eu e ela temos três pokémons cada um.
A líder do ginásio envia um magnemite e eu envio Nido:

Magnemite faz ataque Choque do Trovão, sendo bastante efetivo em nido, cuja chifrada parece pouco funcionar contra seu rival.
Magnemite usa então Gritar, que diminui a defesa de meu pokémon.
Nido tenta novamente chifradas, mas pouco funciona.
Por fim, magnemite usa "Sonicboom", fazendo com que Nido desmaiasse.
Então envio Tahl, que, sendo de fogo, tem vantagem contra o tipo metálico de magnemite, o derrotando com um único ataque de Giro de Fogo.

Então Jasmine envia um Steelix.
Com ataques de Giro de Fogo o Tahl novamente mostra sua eficiência contra os pokémons da líder. Porém, steelix é forte e seu Rock Throw é poderoso.
Sendo de fogo, quilava tem vantagem e foi justamente isso que usei na batalha.
Com mais alguns giros de fogo Tahl venceu steelix, mas ficou muito cansado.
Foi então que Jasmine enviou seu último pokémon: outro magnemite.
Continuo com Tahl devido sua vantagem. Meu quilava usou mais alguns Giros de Fogo no pokémon rival, mas acabou sendo derrotado por um Choque do Trovão.
Agora eu e a líder do ginásio temos um pokémon cada. Por isso envio Fúria Azul, que mostrou sua força na batalha.
Com seu ataque Fúria do Dragão, minha gyarados vence magnemite, ficando quase nada cansada. Assim eu venço a líder de Ginásio da cidade de Olivine e ganho outra insígnia, a Insígnia Mineral.

Huey me parabeniza. Logo dou "tchau" a ele e parto com Fúria Azul para as águas, novamente rumo a Cianwood, para lutar contra o líder do ginásio de lá. Depois de algum tempo no mar (Gyarados já sabia o caminho), chegamos a Cianwood, onde deixo meus pokémon no CP para se recuperarem enquanto ando pela cidade. Depois de um tempo, no meio da tarde, pego meus pokémons no CP e vou direto ao ginásio, onde Chuck, líder dali, aceita meu desafio.

Esse é um ginásio de pokémons lutadores e para treinar mais meu nidorino, eu envio Nido e Chuck o seu Primeape.

O pokémon do meu rival parece ser forte, mas eu coloco confiança em Nido.
O ataque de Raiva do primeape não é tão efetivo quanto a Chifrada de Nido.
Com dois golpes rápidos e bastante efetivos, Nido vence primeape.

O próximo pokémon desafiante é um Poliwrath. Essa criatura possui dois tipos: água e lutador, sendo que o primeiro leva vantagem no tipo venenoso de meu nidorino. Mas mesmo assim continuo com ele.
Nido novamente utilizou sua chifrada e esquivou de alguns ataques inimigos, vencendo-o;
Dessa forma eu venci Chuck, líder do ginásio da cidade de Cianwood.
Mais uma insígnia para a minha coleção, sendo esta a denominada Insígnia Choque.

Saio eu feliz do ginásio, liberando Tahl da pokébola para andar comigo e com Nido pela cidade. Ao me ver saindo feliz do ginásio, a mulher de Chuck pergunta se eu havia ganhado, então lhe mostrei a insígnia e ela perguntou se eu queria um manual de como ensinar o pokémon o ataque/transporte Voar. Eu aceito. Com meus pokémons fomos visitar uma famosa vidente que gosta de ver esses animais.
Eu e
essa velha, junto com Tahl e Nido vimos uma neblina surgir repentinamente e a velha disse que uma lenda estava ali perto. Eu, ela e meus pokémons saímos de dentro da casa e vimos um Suicune ali perto, que nos olhou, deu uns passos para perto de nós e fugiu, levando consigo a neblina. Logo veio um cara que eu havia conhecido tempos antes. Era Eusine, que se surpreendeu com a proximidade que suicune tinha conosco. Vendo meus pokémons, ele desejou batalhar, pois, como era a segunda vez que via suicune, ele resolveu me testar para ver se eu era forte mesmo para ser digno de ver um daqueles cães lendários.


Um Drowzee é o primeiro desafio. Nido deseja batalhar com ele e isso ele faz muito bem, acertando suas chifradas eficazmente e não se deixando levar pela hipnose.

O próximo pokémon de Eusine é um Haunter. Como os ataques de Nido são corporais (que não afetam um tipo fantasma), eu envio Tahl, que com suas chamas derrota facilmente o pokémon desafiante.

Por fim Eusine mandou um Electrode. Acreditei que venceria com Tahl, mas estava enganado. O electrode é forte e venceu meu quilava. Então uso Nido que depois de alguns golpes o venceu. Assim eu venci Eusine, que se admirou com a estratégia minha e as habilidades de meus companheiros pokémons. Ele se despede de mim, dizendo que está atrás dos cães lendários e sai dali. Eu fico mais um poco fazendo companhia à velha vidente e vou depois ao CP da cidade, onde durmo e recupero meus pokémons;
No dia seguinte navego com Fúria Azul sobre o mar, enfrentando alguns desafiantes nadadores e vou para as praias próximas a Olivine, onde vejo a torre de batalha a uma certa distância, entrando nela com Tahl e Nido me acompanhando, logo pegando minha Bike e saindo dali, atravessando em pouco tempo a cidade (após ver o mapa) e me dirigindo para o leste de Ecruteak, continuando, assim, minha jornada, rumando por esse mundo enquanto observo os pokémons que encontro pelo caminho...