S-s-s!Para quem quer conhecer um pouco dos pensadores da renascença européia, vale a pena ler A Utopia, escrito por Thomas Morus, um inglês que viveu no século XVI. No livro o autor fala acerca de uma ilha utópica, ou seja, um lugar fictício onde tudo é justo e tudo dá certo (no grosso modo, isso significa utopia). Relata a vivência das pessoas, os comércios dessa civilização utópica, assim como suas leis.
O livro em si é meio chatinho de ler, devido ao palavreado, mas vale a pena pelo menos dar uma conferida, já que a obra pode ser considerada um marco do pensamento utópica. Quem leu o livro ou conhece um pouco dele lembra rapidamente dessa obra quando ouve a palavra "utopia" e seus derivados. Mas como é um lugar fictício onde tudo dá certo (coisa "irreal"), então a obra não tem muita ligação com a realidade, certo? Errado!
As missões (reduções) jesuítica do século XVIII foram baseadas em utopia (basta ver a distribuição dos prédios e sua forma), assim como sua vivência sócio-econômica. Também, os países atualmente planejam algo para o futuro em que tudo é 'lindo e maravilhoso', tudo dando certo. Isso é uma utopia. Em nossas vidas também, quando queremos que tudo saia conforme o planejado. E quer coisa mais utópica que uma instituição de ensino? Putzz.
Bueno! O livro é recomendado. Creio que pode ser encontrado em qualquer livraria e sebo, já que é muito conhecido em vários países e já foi publicado por diversas editoras ao longo de muitos anos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário